Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
Páginas: 320
Nesta deliciosa e maldita sequência da série iniciada com ALMA?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural. Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaperece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada. Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer. Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade. A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo!
Resenha
Nesta continuação de O Protetorado da Sombrinha encontrei uma Alexia ainda mais decidida e determinada a se impor. Agora, casada com Lorde Conall Maccon e muhjah da rainha, ela se envolve em uma trama conturbada, espiões, romances inusitados, sombrinhas (é claro), madames francesas de trejeitos e modos duvidosos, múmias, escaravelhos e, por ser uma série steampunk, máquinas engenhosas e futurísticas. Ela me pareceu mais madura, mas ainda com suas características marcantes muito presentes.
À exemplo do primeiro livro da Série, Alma?, novamente senti uma certa morosidade nos primeiros capítulos. Um romance, no mínimo curioso, perpassa a narrativa e fatos estranhos começam a acontecer com os sobrenaturais. Porém mais um vez a trama vai trazendo à tona fatos curiosos, à lá Sherlock Holmes, e tudo vai ficando interessante e empolgante. Muito interessante e empolgante.
Esta sequência é, sem sombra de dúvida, um fecho do primeiro livro – agora claro para mim no papel de introdução – e uma abre alas do que pode vir a seguir. Ele é bem mais forte e mais sério – A vertente cômica de Gail volta com menos força neste volume, mas ainda presente e muito inteligente – há uma estanheza no ar, os sobrenaturais passam a não conseguir se transformar em determinadas regiões e Alexia se vê sozinha, visto que seu amado Maccon sai em viagem para resolver uma série de problemas sem deixá-la a par dos acontecimentos. Só a insere no contexto dos problemas através do presente deixado aos cuidados de Madame Lefoux – uma francesa que surge neste volume e traz muitas pulgas atrás das orelhas de Lady Maccon e do leitor.
Falando de Madame Lefoux, tenho de comentar aqui uma particularidade que percebi em Gail no primeiro livro e se reforça agora. A autora tem uma capacidade enorme de falar de muitas coisas ao mesmo tempo, sem misturar assuntos, sem ficar confuso nem mesmo enfadonho. Tudo é apresentado e trabalhado sem muitos rodeios e nos envolvemos com todos os matizes da estória com prazer. Além disso ela toca em tabus – hora de época, hora atuais – com uma naturalidade e maestria tão marcantes que quase nos esquecemos que estamos diante de um, ainda, tabu pela sociedade.
No final, final mesmo quando o leitor tem certeza que tudo já aconteceu e que está tudo bem, um fato surgiu e me deixou atônita, precisando, com um tom de urgência, ler o terceiro volume para me inteirar do que vem a seguir. Pena que ainda teremos de esperar um pouco por sua publicação…
Falando dos quesitos físicos, a diagramação é ótima, novamente em todas as páginas temos a imagem do polvo – tem polvo no primeiro, tem polvo no segundo e acho que volta ainda com forma nos próximos volumes. Não encontrei erros, as páginas são as queridas amareladas, fonte no tamanho ideal e capa bacana, bem a ver com a estória. Acho que dá para perceber que O Protetorado da Sombrinha se tornou uma das minhas séries favoritas, não é?
Só marco com nota 4,5 pelo fato das primeiras páginas demorarem um pouco a me prender a atenção definitivamente.
Esta resenha foi redigida por mim, para o Blog Papiro Digital da qual sou colaboradora. Esta é uma cópia da resenha original postada lá.
Ei Nadja, Adorei a resenha
ResponderExcluirGostaria de ler. É trilogia?
A capa desse livro segue a mesma linha do primeiro né? Mas eu não gostei muito.Sei lá ela não me atraiu muito...
Bjos
valmedrado16.blogspot.com.br
É trilogia sim Val, mas o terceiro ainda não foi publicado no Brasil. A capa a princípio parece fraquinha, mas tem muito a ver com o contexto da estória!! Leia, vale muito a pena. :)
ExcluirBeijos
Confesso que ainda não me senti de um todo empolguei para começar esta série. Mesmo as resenhas sendo positivas para ambos os livros, não fui conquistada por inteiro.
ResponderExcluirBjs,s Rose.
Oi Rose, tudo bem?
ExcluirEu fui meio arredia para ler o primeiro, mas me encantei. Se gosta de estórias engraçadas acho que deveria dar uma chance a eles hahaha
Beijos
Hum parece bom, ótima resenha :)
ResponderExcluirAmiga conheci seu blog pelo Grupo "União entre blogueiras" ,e amei ja estou seguindo, segue o meu também? ficarei muito feliz, pois uma ajuda a outra né rs,beijos e sucesso!
Esperando sua visita aqui no Dicas entre Amigas
By: Le
Oi Le! Tudo bem?
ExcluirQue legal que me achou pelo grupo!!! \o/ claro que vou visitar sim!!! ;)
Beijos
Oie :)
ResponderExcluirEu estou com muita vontade de ler esse livro.
Ainda não li o primeiro por falta de dindin rsrsrs, mas ele já está na minha listinha de desejados.
Acho a estória super interessante e um pouco diferente, pelo menos eu nunca li nenhum livro parecido.
Também adoro livros engraçados <3
Ahh com certeza vou amar!
Adorei a resenha ♥
Beijocas
http://cupcakedeletras.blogspot.com/
Oi Ana!!!
ExcluirAh, também acho que vai gostar Ana, tente ler, não vai se arrepender. :)
Beijos!
Hey parceira,
ResponderExcluirQue saudade de passar aqui no seu cantinho! (:
Adorei, adorei, adorei a sua resenha! Muito excelente! Ja quero ler essa série!
Pretendo comprar!! rs
Beijos
Adriano || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ (passa lá :)
Oi Adriano!!!! Quanto tempo! :)
ExcluirAhh, compre sim, eu recomendo! haha
Abraços!
Olá Nadja!
ResponderExcluirEstou louca para ler essa série!
Parece ser um tema tão diferente e, mesmo não prendendo no começo, parece ser aqueles que, quando prende, não solta mais, rs.
Adorei a sua resenha :)
Beijos,
Ana M.
http://addictiononbooks.blogspot.com.br/
Pois é, é um tema recorrente - vampiros e lobisomens - mas tratado de uma forma inusitada e divertida. Eu adorei! :)
ExcluirBeijos
Oi linda! Não conhecia o Papiro Digital, vou conferir!
ResponderExcluirEstou louca nesses livros, ainda falta alguns na frente mas estou quase passando eles >.< a temática me agrada muito, o universo, esse à Sherlock Holmes me puxa ainda mais para comprar logo! Infelizmente acho que vou acabar comprando quando sair o terceiro volume, aiai, não ter dinheiro tem seus poréns, mas ao menos não vou ficar curiosa e na espera, eu tenho esse pessimo defeito, curiosidade além!
adorei sua resenha ♥
Bjus bjus!
Pan
http://pansmind.blogspot.com.br
Oi Pandora! Obrigada pela visita!
ExcluirMenina, sofro do mesmo mal... pude ler os dois primeiros rapidamente, mas agora tem de esperar o terceiro... afff, fico em cólicas! haha
Beijos