Acompanhe o blog também pelo Instagram

Blogs Parceiros

Resenha | As Vantagens de ser Invisível, de Stephen Chbosky [por Louisiane]

Título: As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chobosky
Editora: Rocco
Páginas: 224
Skoob
Avaliação:
 
Sinopse [Skoob]: Elogiado pela crítica e adorado pelos leitores, As vantagens de ser invisível – que foi adaptado para os cinemas com Emma Watson, a Hermione de Harry Potter, e Logan Lerman, de Percy Jackson, no elenco – acaba de ganhar nova reimpressão pela Rocco. Livro de estreia do roteirista Stephen Chbosky, o romance, que vendeu mais de 700 mil exemplares nos EUA desde o lançamento, está de volta ao topo do ranking do The New York Times impulsionado pela adaptação para a telona.

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.

As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.

Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.
Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vou falar sobre os livro as vantagens de ser invisível. O livro é narrado por Charlie (persongem principal) em forma de um diário endereçado a seu “Querido Amigo” a qual não sabemos se é real ou imaginário.

Charlie é um garoto peculiar que vai para o ensino médio, muito inteligente e nem um pouco sociável mas não porque ele quer e sim porque as pessoas o evitam. Sua terapeuta disse que ele deveria “participar” mais e é extamente o que ele tenta fazer.

Bom, eu não sei nem por onde começar a dizer o que eu gostei no livro já que são muitas coisas mas vamos lá. Uma coisa que fez eu me apaixonar logo de cara foi a pureza e a bondade de Charlie, ele é genti, prestativo e um pouco lerdo em relação a algumas coisas mas isso deixou a história ainda melhor. Seus amigos Sam e Patrick (o hilário Patrick) também são demais. Sam e Patrick são os tipos de amigos que qualquer um quer, sinceros e brincalhões. Dei muitas risadas com as piadas de Patrick e muitos “own” com o jeito meigo da Sam. O mundo de Charlie se passa na época do ensino médio, uma época de descobertas e decepções, da primeira namorada, das coisas erradas que nós fazemos e nossos pais nem sonham com isso. Tem também as festas alucinantes (essas são ótimas) e as conversar loucas durante as festas.

Como o livro é contado em forma de diário Charlie conta algumas coisas muito improváveis de se pensar e que as vezes pensamos. Pensamentos só nossos e que ninguém nunca vai saber, seja porque é sujo ou ridículo e ele compartilha tudo com seu “Querido Amigo” que nós não sabemos quem é. Ele conta coisas realmente íntimas, algumas vão fazer você ter dor de barriga de tanto que vai rir, outras vão encher seus olhos com lágrimas.

O que me deixou muito perturbada foi a história com a Tia Helen que fui entender só lá no final o que realmente aconteceu e fiquei possessa de raiva. Aqueles personagens que mostram ser o que não são...os imprevisíveis.

O livro foi adapatado para o cinema e trouxe Emma Watson (Hermione de Harry Potter) como Sam e Logan Lerman (Percy Jackson) como Charlie a quem eu tiro o chapéu pois encarnaram os personagens verdadeiramente. A adaptação é ótima, adorei também.

Aprendi muito com o livro e assim que terminei de lê-lo senti uma vontade de aproveitar cada segundo da minha vida, dar a valor as coisas pequenas e as que realmente importam. Para mim foi esta a mensagem do livro, viva e aproveite sua vida. E a frase épica: “Porque me senti infinito. E isso foi maravilhoso” (amo essa frase). Espero que tenham gostado.


15 comentários:

  1. Lou, eu esperava muito desse livro, muito mesmo. Mas me decepcionei. Criei tantas expectativas sobre ele..e quando li, fiquei: "Mas, nossa, só isso?" Entendi toda a situação do Charlie, o que o fez ser o que é e como os amigos foram importante pra ele. Mas sei lá, pra mim, ficou faltando algo. Não sei dizer o que é. Talvez eu tenha lido num momento mais alegrinho da vida e não fiquei tão dark, como o livro de fato é e por isso não senti o que a maioria das pessoas sentiu. Acabei passando o livro pra frente e não sei se um dia vou tentar lê-lo outra vez. Ainda preciso ver o filme, quem sabe a minha impressão geral não muda né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa ah eu amei o livro, acho que é porque eu adoro esse mundinho do ensino médio sabe. O filme é ótimo, aposto que vai adorar, Bjs

      Excluir
  2. Este tipo de livro me agrada muito.
    Li dois livros que me lembram um pouco a vida de Charlie... senti um misto de "Cidades de papel" e "Fale!". Os dois retratam esta fase da adolescência e eu adoro ler sobre.
    O livro parece bem divertido, deixando a estória mais leve e gostosa de ler.
    Adorei a resenha e to querendo este livro há algum tempo. Acho que vou colocá-lo no topo da lista.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, Cidades de papel está na minha lista com certeza ainda mais depois que li A culpa é das estrelas. Pode colocar As vantagens de ser invisível no topo da lista que este merece viu.
      Bjs

      Excluir
  3. Confesso que apesar de todos falarem muito bem do livro, nunca despertei interesse por ele, achando que era só uma 'modinha' passageira. Mas nunca procurei mais sobre a história, lendo sua resenha, acho que posso sim gostar muito do livro!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desyree, ele é bem infanto juvenil sabe. Não sei se você gosta desse tipo de livro mas como eu gostei recomendo pra todo mundo haha.
      Bjs

      Excluir
  4. Amo de paixão esse livro, um de meus favoritos kkk adoro também o filme <3
    Linda resenha, também amo a frase "Me senti infinito", amo o livro todo kkkk.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-como-eu-era-antes-de-voce-jojo.html
    Comente ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catharian, esse livro é lindinho de mais né. Também estou apaixonada tanto por ele quanto pelo filme.
      Bjs

      Excluir
  5. Eu tenho meio um pé atras com esse livro, porque comecei a assistir o filme e não gostei, daí parei. Então resolvi que vou ler primeiro o livro, para depois assistir o filme. Espero que melhore a minha visão sobre ele. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Louisiane, não consigo me interessar por este livro ou pelo filme.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Eu vi o filme desse livro, e estou super curiosa quanto ao livro! Recebe tantos elogios, que estou morrendo de vontade de lê-lo.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  8. Nao li o livro :/ pq tem uma lista enorme na frente, mas ja vi o filme ( confesso q so assisti por causa do meu logan lerman :3 <3 ) e achei legal... nao era bem oq eu imaginava, mas achei uma boa historia! nao sei se leria nao :/

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu amo esse livro! É um dos meus favoritos...
    É impossível não se apaixonar pelo Charlie, dá vontade de esmagar ele de tão fofo! Com o filme é a mesma coisa, o Logan fez um papel ótimo e foi exatamente como eu imaginei que o charlie fosse. Todos atores ficaram ótimos em seus papéis, na verdade <3
    A história com a Tia Helen também só fui entender no final, e quando caiu a ficha, fiquei incrédula!
    "Eu me sinto infinito" essa frase é eterna haha
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Li este livro no ano passado, pois esta muito curiosa em relação a capa e simplesmente me apaixonei a cada capitulo era como se eu tivesse sentido a dor as emoções do personagens como se fizesse parte da narrativa. Um livro leve leve, mas ao mesmo tempo carregado de sentimentos...Espero poder reler...
    Beijos♥

    ResponderExcluir
  11. Confesso que pensava que ele era um pouco mais grosso. Não gosto de livros tão finos, mas precisarei abrir uma exceção!! O filme é perfeito <3
    Faz um tempo que eu to querendo ler esse livro, mas nunca arranjo dinheiro :( Daí quando arranjo, compro outro :(((((((

    ResponderExcluir