Acompanhe o blog também pelo Instagram

Blogs Parceiros

terça-feira,
6
de

[Coluna] Pelo Avesso - Atraso

Olá Leitores Escrev'Arte!

O mês de abril terminou. E com ele terminou também o bimestre escolar. E na correria do fim de bimestre, acabei me esquecendo do texto da coluna. Putz. E agora? Como se não bastasse, um bloqueio criativo sobrevoava minha mente. Agora ferrou! Não consegui assistir aos filmes que queria comentar, os assuntos que me vinham na cabeça provocavam certa insegurança. E agora, quem poderá me defender? Eis que uma luz surge em minha mente enquanto escrevia esse parágrafo. E deixo bem claro: o texto dessa semana não é meu. Resolvi juntar trechos de livros, músicas e filmes que podem parecer aleatórios, mas tem grande significado. E o resultado você confere logo abaixo. Você seria capaz de identificar os livros, filmes e músicas apenas por trechos deles? Tem algum outro trecho de algum autor ou de autoria própria que gostaria que fizesse parte? Escreva nos comentários.

A vida não é um mar de rosas. As coisas estavam de algum modo tão boas que podiam se tornar muito ruins porque o que amadurece plenamente pode, apodrecer. Em todo caso o futuro parecia vir a ser muito melhor. Pelo menos o futuro tinha a vantagem de não ser o presente, sempre há um melhor para o ruim. E isso é só uma parte do que você vai observar nessa jornada. Entre outras coisas, você vai descobrir que não é a primeira pessoa a ficar confusa e assustada, e até enojada, pelo comportamento humano. Você não está de maneira nenhuma sozinho nesse terreno, e se sentirá estimulado e entusiasmado quando souber disso. Quem já não se perguntou: sou um monstro ou isto é ser uma pessoa?

Caminhamos para uma grande queda. Um tipo especial de queda, um tipo horrível. O homem que cai não consegue nem mesmo ouvir o baque do seu corpo no fundo. Apenas cai e cai. A coisa toda se aplica aos homens que, num momento ou outro de suas vidas, procuram alguma coisa que seu próprio meio não pode lhes proporcionar. Ou que pensavam que seu próprio meio não poderia lhes proporcionar. Por isso, abandonam a busca. Abandonam a busca antes de começá-la de verdade.

Isso é válido para a procura da felicidade. Muitas vezes perdemos a possibilidade de felicidade de tanto nos prepararmos para recebê-la. Por que então não agarrá-la toda de uma vez? 

Talvez tudo que tenhamos é medo. Ou dúvida. Com certeza também podemos duvidar. Mas precisamos ultrapassá-la. Escolher a dúvida como filosofia de vida equivale a escolher a imobilidade como meio de transporte. Podemos fazer diferente. Temos a liberdade. A liberdade é um dos mais preciosos dons que os homens receberam dos céus. Com ela não podem igualar-se os tesouros que a terra encerra nem que o mar cobre; pela liberdade, assim como pela honra, se pode e deve aventurar a vida, e, pelo contrário, o cativeiro é o maior mal que pôde vir aos homens.

O medo corrói. A verdade dói. Talvez apenas nos preocupemos demais com o que os outros pensam. Talvez estejamos certos. A primeira impressão é a que fica; tudo o que vier depois vai se adequar a ela. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos - sou eu que escrevo o que estou escrevendo. Deus é o mundo. A verdade é sempre um contato interior e inexplicável. E que a minha loucura seja perdoada. Pois metade de mim é amor. E a outra metade também.



A hora da estrela – Clarice Lispector
O Apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger
Orgulho e Preconceito - Jane Austen
As Aventuras de Pi - Yann Martel
Dom Quixote de La Mancha - Miguel de Cervantes
Metade – Oswaldo Montenegro



                                                                             Redigido por

11 comentários:

  1. Sei que é muito corrida a vida de todos mas, valeu muito a pena esperar essa coluna ^^
    Amei o texto, fiquei sem palavras.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Nadja! To passando por um momento parecido u.u adorei seu post! Eu sou sempre tímida pra dar pitaco, então não vou citar nada pra adicionar, mas gostei muito de ler o que trouxe ♥ Eu gostaria de ler com mais atenção meus livros, algumas passagens que trouxe são de livros que já li, e me pego não recordando desses versos. Por isso amo quotes hahaha um grande abraço <3
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind

    ResponderExcluir
  3. Legal esse coluna Nadja, bem interessante!
    Vida corrida sempre, o que muitos acham que tudo é
    uma mar de rosas aiai!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  4. A junção de tudo o que você escreveu ficou bem especial.
    Ficou com toda certeza bem criativo!!!
    Bjs! :)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Nadja
    Adorei as frases. gostei muito de A primeira impressão é a que fica, tudo o que vier depois vai se adequar a ela.
    E não poderia faltar Clarice Lispector.

    ResponderExcluir
  6. Oie! Adorei as frases!!!
    bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/05/o-vale-dos-anjos.html

    ResponderExcluir
  7. Que coisa mais linda!
    Existem tantos trechos que marcam nossas vidas. Coisas desconexas que nunca paramos para pensar que meio que se complementam né?
    Palavras - nas musicas, nos livros, soltas por aí - têm uma magia tão unica, capaz de fazer coisas como você fez agora! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Linda a coluna! Amei as frases, todas muito bem escolhidas! Clarice Lispector é sem dúvida minha escritora favorita!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com vontade de chorar , essa coluna no seu blog é muito especial porque sei la , consegue me tocar , tocar o meu coração ..

    O medo corrói. A verdade dói.

    ResponderExcluir
  10. Esse texto ficou maravilhoso *-* Eu só li alguns posts dessa coluna porque faz pouco tempo que acompanho o blog, mas dos posts que já li, esse foi um dos melhores!

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  11. Ainda hoje fascinada com suas palavras , são de uma leveza e sinceridade absurda *----*
    Vc escreve muito bem , tem talento :)

    ResponderExcluir