Acompanhe o blog também pelo Instagram

Blogs Parceiros

Resenha | Lilliah Blü e a Ordem dos Macabros, de Flávio P. Oliveira [por Nadja Moreno]

Título: Lilliah Blü e a Ordem dos Macabros
Autor: Flávio P. Oliveira
Editora: Independente
Páginas: 280
Skoob
Avaliação: 

Quando se livram da inevitável morte, os bons comemoram, e os maus se revigoram. Sociedades secretas, ordens e grupos renovados surgem como enxames, do nada, querendo o poder central. Para sorte de Aahtoria, Lilliah Blü descobrirá novos aliados, novos escolhidos, e com a inesperada ajuda de um menino, enfrentará um novo (e terrível) desafio. Eu sei, eu sei. Todos pensam que houve festa e celebração. Sim, sim. Também um baile em homenagem a Higuuh, o deus da vida. Novas paixões, novos sorrisos e gargalhadas; e uma barba branca limpa, e eleições, e macabros, e sugadores de energia, e pesadelos… E um jovem ciinganee capaz de restaurar a vida.
Mais uma vez o autor surpreende pela facilidade em demonstrar as sensações e os sentimentos e os pensamentos da protagonista, Lilliah Blü, que é quem conta a história toda - o livro é narrado em primeira pessoa... Agora ela já não é mais tão criança, já tem as mudanças e 'chatices' da adolescência e os neurônios estão, pode-se dizer, em polvorosa.

Lilliah é a celebridade no começo da história, devido aos acontecimento no final do livro um. O mundo não acabou e agora são só comemorações! Só comemorações? Bom, não é bem assim. Muita coisa acontece novamente, só para dizer que a solução de um grande problema é tão somente a abertura para que outros grandes e sérios problemas possam aparecer.

Flávio mantem sua escrita única e um tanto quanto poética. Durante a leitura entendi claramente o que há de diferente em sua maneira de escrever. Não sei você, mas eu adoro ficção científica e não raro, ao ler ou assistir filmes do gênero, me pego imaginando como seria ouvir os pensamentos de alguém. Deve ser algo meio doido, porque sempre pensamos muito rápido e em mais de uma coisa ao mesmo tempo, e perguntamos e respondemos as perguntas e imaginamos loucuras enquanto verbalizamos de forma filtrada, para que não nos achem loucos ou não descubram o que de fato se passa pela nossa mente. Pois bem, a escrita do Flávio me dá a sensação de estar ouvindo os pensamentos de Lilliah. Não estou lendo-a, ela não está narrando os fatos... ela está vendo e pensando sobre tudo e é isso que estamos vendo ao longo da leitura. Magnífico.

Como disse, Lilliah agora é uma adolescente e como tal, se apaixona facilmente! Costas torneadas a deixam sem ar! hahaha, bem diferente da menina tímida e do romance quase inexistente de tão sutil do primeiro livro. Bacana esta transição de personalidade. Tenho a impressão de que no terceiro ela virá com um coque nos cabelos e vestirá um tailleur!

Os personagens fantásticos continuam povoando as páginas e me encanto por Pingo. Tenho vontade de ter um, viu... iria ser muito legal! Na resenha anterior eu falo que senti falta da mãe de Lilliah, e agora Lilliah também a cita, comenta sobre a mãe e me deu uma pontada de esperança que há alguma coisa bem bacana envolvendo-a no terceiro volume (que está em processo de criação! que bom!!). E o grande amor de Lilliah (ou não), o "meu loiro", como Lilliah diz está... bom, acho que você vai ter de ler para saber dele.

A aventura cheia de luzes, poderes, lutas e embates acontecem do meio do livro para frente, mais ou menos. Mas a primeira parte também é interessante, mesmo que mais lento. Dá para sentir uma progressão nos acontecimentos e consequentemente na leitura. Em alguns pontos nas últimas páginas eu voltava um ou outro parágrafo. Não por não ter entendido, mas por ter lido rápido demais, na ânsia de saber o que vinha depois e ficava pensando que tinha perdido alguma coisa. Pessoas ansiosas como eu sofrem nesses livros que prendem o nosso foco na página seguinte e não na atual. ;)

Ponto forte da trama: bem e mal se contrapõem. Mas também se complementam. Nem tudo é todo mal, ou todo bem. No fim, é a mescla que faz a vida e as coisas acontecerem. E, por favor, nunca tome decisões precipitadas baseando-se somente naquilo que você sabe. Cada ponto de vista é a vista de um ponto, como alguém já disse, e Lilliah me ensinou que nem sempre o que é claro e transparente como a verdade, é a verdade toda e plena. ;)

E, é claro, recomendo a leitura. Viaje por Aahtoria e pelos pensamentos de Lilliah. Não vai se arrepender.

Clique AQUI e leia a resenha do primeiro livro.

O Ebook desta obra foi gentilmente cedido pelo autor, parceiro deste blog, para esta resenha.

12 comentários:

  1. Eu preciso sair das mesmices e ler enredos diferentes.
    Você nos recomendou à leitura e fiquei tentada a experimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este vale à pena e é sim uma leitura diferente, experimente Janaína!! :D

      Beijos

      Excluir
  2. Obrigadoo, Nadja! Fico comovido com os elogios, e a Lilliah também ficaria.
    Muito obrigado!
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merecido Flávio! E eu me sinto amiga de Lilliah já! :)

      Abraços!

      Excluir
  3. Oi, Nadja
    Gostei muito da sua resenha. Fiquei super interessada nessa série, com certeza quero ler. Adoro histórias de fantasia e esta parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim bem gostosa de ler, vale a pena Monica. Experimente! :)

      beijos

      Excluir
  4. Também amo livros/filmes/séries de ficção científica, é um dos meus gêneros preferidos, na verdade. Gostaria de saber se os livros dessa série são só em e-book, ou tem uma versão em livros físicos?
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oi Julia. O primeiro volume já tem em formato físico, somente este que ainda está em ebook. Em breve deve sair em formato físico também. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Inicialmente eu eu tinha posto esse livro nos "quem sabe um dia.. eu leia", lendo sua resenha e vendo como o autor (na sua visão, que provavelmente será a minha) escreve vem, encaixa as coisas, poe tudo no seu tempo... eu fiquei mais afim de ler que antes. Mas... antes de lê-lo, preciso ler o primeiro né? E esperar sair esse em físico...

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li a sequencia, mas no primeiro livro me chamou muito atenção exatamente isso que você citou. A narração é como o pensamento de uma adolescentes, ideias se atropelam, e isso torna tudo mais interessante e original.

    Vou ler o vol. 2 ainda esse mês, e sua resenha me animou ainda mais.

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente eu não conhecia essa editora rsrs .. e nunca tinha visto esse livro , o primeiro , ou algum boato sobre essa série . Gostei da resenha , parece ser o tipo de história que eu iria gostar de conhecer ..

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sinopse, parece ser uma história muito interessante. Obrigada pela dica, acho que é uma leitura que eu vou gostar bastante!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir